Advogados fundadores da Associação Cultural Itália Brasil estarão ministrando palestra dia 11/12, 17h, na sala 105

Os advogados fundadores da Associação Cultural Itália Brasil (ACIB), Gioacchino Granata e Antonio Vitale, estarão ministrando a palestra “Cidadania italiana, tempos e formas de seu reconhecimento” no dia 11 de dezembro, às 17h, na sala 105 da Faculdade de Direito da UFBA, na Graça.

A palestra integra a Oficina de Relações Internacionais, coordenada pelo professor doutor Saulo Casali, será mediada pelo professor de direito empresarial e doutor, Marco Aurélio Castro Júnior, e voltada para estudantes da faculdade. Acesso será permitido até a lotação da sala. 

O conteúdo vai enfocar os aspectos legais, dentre os critérios e as formas de se obter a cidadania italiana. A condição de “cidadão europeu” foi introduzida pelo Tratado da União Europeia (Tratado de Maastricht), que reconhece esse direito para quem tem a nacionalidade de um Estado membro (como Itália, Espanha, França etc.) com o objetivo de reforçar e fortalecer a identidade europeia e permitir livre circulação de pessoas, bens e serviços em todos os estados membros, conforme explicam os palestrantes.

A Associação Cultural Italia-Brasil foi criada em 2011, tem sede em Reggio Calabria, e objetivo de otimizar a cooperação internacional e a promoção de intercâmbios entre a Europa e a América do Sul. A entidade atua principalmente na Itália (Calábria e Sicília) e no Brasil, e visa promover o desenvolvimento e o aumento de colaboração e integração econômica e produtiva, assim como social e cultural, entre os povos italianos e latino-americanos.

Gioacchino Granata é advogado formado pela Universidade Mediterranea de Reggio Calabria, especialista em Direito e políticas da comunidade européia e em conciliação. É autor do livro “Cittadinanza Italiana” – Editrice Sperimentale Reggina – ISBN”, juntamente com Antonio Vitale. Vitale é formado pela Universidade Mediterranea de Reggio Calabria e de Avila, na Espanha; tem mestrado junto a Escola de especialização das profissões jurídicas. Ambos estarão ministrando outra palestra gratuita no dia 13/12, às 18h, no Mundo Plaza Business Center, com inscrições prévias pelo site  WWW.possoseritaliano.com.br.