Após um conjunto de atividades presenciais no ano de 2022, o grupo de pesquisa Transformações do Trabalho, Democracia e Proteção Social (TTDPS/UFBA), coordenado pela Prof. Dra. Isabela Fadul de Oliveira, volta a ter uma rotina presencial periódica na Faculdade de Direito da UFBA a partir de sexta-feira (10/03/2023). Na ocasião, o grupo Trabalho Vivo inaugurará seu ciclo de estudos "Novas fronteiras entre exploração e expropriação", em discussão facilitada pelo doutorando João Victor Marques (PPGD/UFBA) e pela mestranda Alexandra Veiga (PPGD/UFBA), com participação de estudantes de graduação e pós-graduação.
O grupo Trabalho Vivo atua em parceria com o TTDPS/UFBA e seu nome representa a continuidade dos trabalhos de pesquisa da Prof. Dra. Aldacy Coutinho, que coordenou grupo de pesquisa homônimo no PPGD/UFPR e, em diálogo com o Prof. Dr. Lawrence Estivalet, sugeriu que as atividades do grupo continuassem, sob sua coordenação, na UFBA. A Prof. Dra. Aldacy Coutinho foi a primeira docente mulher no cargo professora titular de Direito do Trabalho no Brasil e sua produção tem a marca de uma postura combativa diante do ramo juslaboral, ao aliar o estudo da teoria social e da dogmática crítica no campo do trabalho.
Neste primeiro ciclo de estudos, o grupo realizará aproximações aos estudos que veem no neoliberalismo não apenas uma teoria ou um período histórico, mas um projeto político em execução, com repercussões no direito e na economia política. Provocado pelas reflexões de Nancy Fraser, Rhael Jaeggi e David Harvey em seus escritos recentes, serão estudadas e problematizadas categorias teóricas relacionadas ao capitalismo clássico e contemporâneo, com objetivo de conhecer e pensar coletivamente as transformações do trabalho e do Estado no Brasil.
As atividades serão quinzenais, na Sala de Altos Estudos do PPGD/UFBA, e contam com a coordenação conjunta de Alexandra Veiga, João Gabriel Pimentel Lopes, João Victor Marques, Isabela Fadul de Oliveira, Lawrence Estivalet de Mello e Paula Lobo.