I Congresso “As empresas em face da tutela jurídica da saúde ambiental/meio ambiente do trabalho"

No âmbito da campanha mundial desenvolvida em 2019 pela ONU com o objetivo de mobilizar as cidades e indivíduos para proteger a nossa saúde e a saúde do planeta dos efeitos nocivos provocados pela contaminação do ar e em defesa da saúde ambiental será realizado pelo Programa de Doutorado/Mestrado em Direito da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e pela Academia de Direitos Humanos, o I Congresso “As empresas em face da tutela jurídica da saúde ambiental/meio ambiente do trabalho” evento programado para o dia 20 de setembro de 2019 na Universidade Federal da Bahia (UFBA), com palestra de encerramento a ser proferida pelo Coordenador Adjunto de Programas Acadêmicos da CAPES/DIREITO, Prof.Dr.Felipe Chiarello de Souza Pinto.

Inscrições devem ser dirigidas ao email ppgdseminarios@gmail.com e são gratuitas, além de não restritas a alunos da UFBA.

Local do evento :

UFBA(Rua da Paz s/n bairro da graça, Salvador)

Auditório Raul Chaves

Faculdade de Direito da Universidade Federal da Bahia

1o subsolo.

Dia 20 de setembro de 2019

9h00 – Abertura

– Prof.Dr. Saulo José Casali Bahia

Coordenador e Professor do Programa de Doutorado/Mestrado em Direito da Universidade Federal da Bahia.

– Prof.Dr.Wagner Balera

– Prof.Dr.Celso Antonio Pacheco Fiorillo

Chanceler da Academia de Direitos Humanos. Professor Livre Docente do Programa de Mestrado em Direito da UNINOVE-São Paulo.

1-)Palestra: O Judiciário e a tutela do meio ambiente

– Prof.Dr. Saulo José Casali Bahia

2-)9h30 Palestra: Responsabilidade das empresas que prestam serviços a terceiros em face da saúde ambiental/do meio ambiente do trabalho.

– Prof.Dr.Celso Antonio Pacheco Fiorillo

3-)10h00 Palestra: Saúde do trabalhador: objetivo do Desenvolvimento Sustentável.

– Prof.Dr.Wagner Balera

Presidente da Academia de Direitos Humanos. Professor Titular de Direitos Humanos do Programa de Doutorado/Mestrado em Direito da PUC- São Paulo.

4-)10h30 Palestra: A tutela jurídica do meio ambiente equilibrado e sua Resultante de Saúde Econômico-Empresarial no Contexto do Desenvolvimento Sustentável do Estado de Direito Ambiental.

– Prof.Dr.Antonio Souza Prudente

Professor do Programa de Mestrado em Direito da Universidade Católica de Brasília.

5-)11h00 Palestra: Reflexões jurídico-filosóficas em torno da Dignidade da Pessoa Humana.

Profa.Dra. Loiane Prado Verbicaro

Professora do Programa de Mestrado em Direito do Centro Universitário do Pará.

6-)11h30 Palestra: Comunicação e Ética nas relações paciente-médico no ambiente laboral.

– Profa.Dra Monica Neves Aguiar da Silva

Coordenadora e Professora do Programa de Mestrado em Direito da Universidade Católica de Salvador-Bahia.

7-)12h00 Palestra : Judicialização do meio ambiente e (in)segurança jurídica.

– Profa.Dra Flavia Danielle Santiago Lima

Professora do Programa de Mestrado em Direito da Faculdade Damas – Pernambuco.

Intervalo/Almoço

8-)13h30 Palestra: Saúde e meio ambiente do trabalho: as mortes lentas, os rituais de sofrimento e seus vínculos com o trabalho contraditoriamente livre/subordinado.

– Prof. Dr. Everaldo Gaspar Lopes de Andrade

Coordenador e Professor do Programa de Doutorado/Mestrado em Direito da Universidade Federal de Pernambuco.

9-)14h00 Palestra: Ética Empresarial e Discriminação no Meio Ambiente do Trabalho nas Fases Pré e Pós Contratual.

– Profa.Dra Viviane Coelho de Sellos-Knoerr

Coordenadora e Professora do Programa de Mestrado em Direito do Centro Universitário Curitiba-Paraná.

– Prof. Dr. Fernando Gustavo Knoerr

Professor do Programa de Mestrado em Direito do Centro Universitário Curitiba-Paraná.

10-)14h30 Palestra:Jurisdição e promoção da saúde: aportes para a efetiva tutela jurídica da sadia qualidade de vida.

– Prof.Dr.Carlos Alberto Lunelli

Professor do Programa de Doutorado/Mestrado da Universidade de Caxias do Sul – Rio Grande do Sul.

11-)15h00 Palestra: A necessidade de uma releitura da responsabilidade civil por danos ao meio ambiente do trabalho.

– Prof.Dr. Carlos Eduardo Silva e Souza

Coordenador e Professor do Programa de Mestrado em Direito da Universidade Federal do Mato Grosso.

12-)15h30 Palestra: Meio ambiente do trabalho e saúde mental : uma integração necessária à efetivação da garantia constitucional.

– Profa.Dra Maria Claudia da Silva Antunes de Souza

Professora do Programa de Doutorado/Mestrado da Universidade do Vale do Itajaí-Santa Catarina.

13-)16h00 Palestra: Socioambientalismo como categoria de análise e políticas públicas: o caso de um judiciário ambiental.

Prof. Dr.José Querino Tavares Neto

Professor do Programa de Mestrado em Direito da Universidade Federal de Goiás.

14-)16h30 Palestra: Dhescas e a negociação do Tratado Internacional sobre Empresas e Direitos Humanos.

– Profa.Dra. Manoela Carneiro Roland

Professora do Programa de Mestrado em Direito da Universidade Federal de Juiz de Fora – Minas Gerais.

15-)17h00 Palestra: As empresas em face da gestão sustentável dos resíduos de plásticos nos oceanos.

– Profa.Dra. Tarin Cristino Frota Mont’Alverne

Coordenadora e Professora do Programa de Doutorado/Mestrado em Direito da Universidade Federal do Ceará.

16-)17h30 Palestra: A importância do princípio da prevenção para a concretização da saúde do trabalhador.

– Profa.Dra.Flavia de Paiva Medeiros de Oliveira

Professora do Programa de Mestrado em Direito do Centro Universitário de João Pessoa- Paraiba.

17-)18h00 Palestra de Encerramento : Como a tecnologia pode aumentar a integridade na democracia moderna.

Prof.Dr. Felipe Chiarello de Souza Pinto

Coordenador Adjunto de Programas Acadêmicos -CAPES

Professor do Programa de Doutorado/Mestrado em Direito da Universidade Mackenzie