SESSÃO DOS 128 ANOS DA FACULDADE DE DIREITO DA UFBA

Sessão Especial homenageou os 128 anos da Faculdade de Direito da Universidade Federal da Bahia, nesta segunda-feira (15), durante a solenidade para celebrar o aniversário da instituição de ensino superior, terceira mais antiga do Brasil e primeira da República, fundada em 1891. A cerimônia aconteceu no Espaço Cultural Raul Chaves e contou com Conferência Magna do Reitor da UFBA, João Carlos Salles, que elaborou seu discurso partindo da reflexão filosófica de  Blaise Pascal (1623 -1662)  e  do  empirista David Hume (1711-1776), construindo diálogo filosófico com referências teóricas contemporâneas e refletindo sobre os tempos atuais.

Outrossim, o evento teve participação cultural do Madrigal da UFBA que executou músicas diversas, como o Gaudeamus igitur e encerrou com o hino nacional. Diversas autoridades prestigiaram a Solenidade, como o Chefe da Defensoria Pública da União, Bruno Lage;  o Presidente, em exercício, da OAB Federal, Luiz Viana; a Deputada estadual Olivia Santana, o Vice-Reitor Paulo Miguez, Pró-Reitores, Diretores e Vices, Membros da Congregação da Faculdade de Direito, docentes,  servidores técnico-administrativos e estudantes. Na oportunidade, representação do Centro Acadêmico Ruy Barbosa lançou "aplicativo on line" para comunidade acadêmica.

Para Luiz Viana“A história da Faculdade de Direito é prova da excelência da universidade pública e garantia de que está comprometida com o Estado Democrático de Direito”. O Diretor da Faculdade de Direito da UFBA, Julio Cesar de Sa da Rocha, agradeceu a presença e pontuou as conquistas nos 128 anos. "A Graduação de Direito possui em torno de 2.500 alunos e avaliações institucionais positivas com recebimento do Selo OAB em todas suas edições. O Programa de Pós-Graduação alcançou conceito de excelência na CAPES, avançando na internacionalização e oferecimento de Doutorado Interinstitucional (DINTER) e Mestrado interinstitucional (MINTER) com apoio na formação de docentes em instituições de ensino superior da região Nordeste", finalizou Rocha.