Universidade Federal da Bahia (UFBA) sedia o I Encontro de Dirigentes das Faculdades de Direito das IFES

Nos dias 15 e 16 de junho de 2018, a Faculdade de Direito da Universidade Federal da Bahia (UFBA) sediou o I Encontro de Dirigentes das Faculdades de Direito das IFES, no contexto do Seminário Desafios do Ensino Jurídico: Democracia e Sistema de Avaliação. O evento foi construído pelos colegas da UFBA – Professor Julio Cesar de Sá da Rocha (diretor), Professor Francisco Bertino Bezerra de Carvalho (vice-diretor) e Professor Heron Gordilho (coordenador do PPGD). A ideia é ampliar o debate entre os vários dirigentes de faculdades e cursos de direito das diversas universidades federais.

O Seminário contou com apoio da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) – Seccional do Estado da Bahia, da Comissão Nacional de Educação Jurídica da OAB, da Comissão Estadual de Educação Jurídica da OAB Bahia e da VLex – empresa de serviços de informação jurídica.

Foram realizados painéis sobre os “desafios do conhecimento em tempos de retrocessos”, acerca dos “instrumentos de avaliação institucional e sua aplicação nas Faculdades de Direito das IFES”, bem como mesas redondas sobre o “ensino jurídico e os desafios didático-pedagógicos”, sobre “fazer pesquisa em direito – integração entre a graduação e a pós-graduação” e sobre “experiências extensionistas e diálogo com a sociedade: atividades curriculares em comunidade e outras práticas emancipatórias”. Também houve apresentações e debates sobre os “núcleos de Prática Jurídica e sua implementação nas IFES”, bem como sobre a articulação de “projetos políticos/pedagógicos e a educação jurídica nas IFES”.

O Encontro findou com a articulação dos dirigentes presente para fundar a Rede Nacional Direito das IFES, bem como para produzir a Carta de Salvador.

Estiverem presentes os dirigentes – além da UFBA – da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), da Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB), da Universidade Federal Rural do Semi-árido (UFERSA) e da Universidade Federal de Goiás (UFG). Também compareceram ao evento o vice-presidente da ABEDi, Alexandre Veronese (UnB), além da associada Cinzia Barreto de Carvalho e diversos outros professores, alunos e pesquisadores.

Fonte ABEDI