Biblioteca

Biblioteca Teixeira de Freitas

A Biblioteca Teixeira de Freitas foi criada em 15 de abril de 1891, assim chamada em homenagem ao jurista Augusto Teixeira de Freitas, catedrático de Direito Criminal, à época professor da casa, representante da Bahia na Câmara Federal e idealizador do reconhecimento da Faculdade Livre de Direito do Bahia.

Localizada inicialmente na Rua Visconde do Rio Branco, nº 19, antiga ladeira da Praça onde a Faculdade Livre de Direito funcionou de 15 abril 1891 a 1895.
Mudou de endereço para o antigo solar do Dr. Jeronimo Sodré Pereira, na rua Teixeira de Freitas, antiga Rua Portão da Piedade, onde a Faculdade funcionou de 1896 a 1928. 
Provisoriamente a Faculdade ficou instalada na Casa Avenida Joana Angélica, n° 10, antiga Palmeiras onde funcionou de 1929 a 1931 enquanto o novo prédio que iria abrigar o curso de Direito era construído. 
No período de 15 de abril de 1931 até abril de 1961 a Faculdade Livre de Direito da Bahia, situou-se no novo prédio na Rua Teixeira de Freitas onde se localizava o antigo solar Dr. Jeronimo Sodré Pereira, atual prédio sede da OAB.  

Sala Teixeira de Freitas (Biblioteca) (SOUZA, 1932)

 

Em 1961, a Faculdade Livre de Direito se instalou no Parque da Universidade da Bahia no Canela; O terceiro andar desse novo prédio foi destinado a Biblioteca.

 Faculdade de Direito (UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA, 1959) 

Atualmente a Biblioteca está localizada no 3º andar do novo prédio da Faculdade de Direito. No ano de 2000 sofreu uma grande reforma e ampliação nas suas instalações, mudando a posição do acervo, retirando as cabines de estudo e criando o laboratório de informática. Em 2013 aconteceu outra reforma, adicionando ao salão de leitura salas de estudo em grupo, e mudanças na infraestrutura para instalação de equipamentos modernos de empréstimo e devolução.

Hoje a Biblioteca possui um sistema de pesquisa online através da base de dados bibliográficos da UFBA, com um acervo de aproximadamente 40.359 (quarenta mil trezentos e cinquenta e nove) títulos e 56.754 (cinquenta e seis mil setecentos e cinquenta e quatro), contamos ainda com 484 (quatrocentos e oitenta e quatro) títulos de periódicos e 15.490 (quinze mil quatrocentos e noventa) fascículos, lançados no Pergamum.

 

Acervo da Biblioteca Teixeira de Freitas, 2016.

MISSÃO

Promover e disseminar o acesso a informação na área jurídica, servindo de suporte para as atividades de ensino, pesquisa, extensão e inovação.

VISÃO

Oferecer cada vez mais um serviço de qualidade para nossos usuários, visando atingir um serviço de excelência na área jurídica dentro da esfera acadêmica.

ESTRUTURA ORGANIZACIONAL:

O Acervo da Biblioteca abrange todas as áreas do direito, sob várias formas de publicação (livros, periódicos, ensaios, guias, manuais, dicionários, enciclopédias, fitas de vídeo, etc.), estando distribuído nas seções abaixo:

Referência - composta com acervo apenas de consulta na Biblioteca, como: dicionários, enciclopédias, catálogos, bibliografias, códigos, constituições, anais, teses, obras raras e clássicas, etc.

Graduação - nesta seção o acervo é constituído de obras jurídicas nacionais e estrangeiras, de consulta e empréstimo, direcionadas para o curso de Direito, encontrando-se na Base de Dados Bibliográficos da UFBA.

Mestrado - o acervo é exclusivamente de consulta, contendo livros nacionais e estrangeiros, teses, ensaios, etc. A coleção é utilizada pelos alunos do Curso de Mestrado em Direito Econômico e Público.

Periódicos - formada por periódicos nacionais e estrangeiros, organizada por ordem alfabética de títulos, exclusivamente para consulta. A base de dados para pesquisa de artigos de periódicos já está disponibilizada na web.

Coleção Nelson Sampaio - coleção formada por livros e periódicos nacionais e estrangeiros de diversas áreas, que pertenceram ao Prof. Nelson de Sousa Sampaio.

Coleção Machado Neto - formada por livros e periódicos nacionais e estrangeiros, de diversas áreas, que pertenceram ao Prof. Antonio Luiz Machado Neto.

Audiovisual - TV, vídeos e fitas (debates, palestras, seminários, entrevistas, aulas), utilizados pelos docentes como instrumentos necessários à complementação do estudo e da pesquisa, em salas de aulas.

SERVIÇOS OFERECIDOS:

Consulta ao acervo, empréstimo de livros, orientação individualizada ao usuário, localização de documentos, pesquisa bibliográfica, divulgação do acervo, empréstimo entre bibliotecas, elaboração de ficha catalográfica, intercâmbio entre bibliotecas.

BIBLIOTECAS VIRTUAIS

Biblioteca Digital de Teses - http://www.bdtd.ufba.br/

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - http://www.teses.usp.br/

Biblioteca Nacional Digital - http://bndigital.bn.br/

BDJur - Biblioteca Digital Jurídica do STJ - http://bdjur.stj.jus.br/

Domínio Público - http://www.dominiopublico.gov.br/

Portal de Periódicos da CAPES - http://www.periodicos.capes.gov.br/portugues/index.jsp

Repositório Institucional (RI) da UFBA - https://repositorio.ufba.br/ri/

OUTROS SITES:

Fundação Faculdade de Direito da Bahia - http://www.fundacaodireito.net

Plataforma Lattes (curriculum) - http://lattes.cnpq.br/

Sistema de Bibliotecas UFBA - http://www.sibi.ufba.br/

EQUIPE TÉCNICA:

► Bibliotecários

Simone Guimarães Lima e Silva – E-mail: simogui@ufba.br

Ana Valéria de Jesus Moura – E-mail: anavaleria@ufba.br

 

Endereço:

Rua da Paz, s/n., 3º andar – Graça

CEP.: 40150-140 - Salvador/Bahia

Campus Universitário do Canela

Faculdade de Direito

Tel.: 55 71 3283-9059 

E-mail: bidir@ufba.br

Website: https://direito.ufba.br/

Facebook: https://www.facebook.com/biblioteca.teixeiradefreitas

Horário de funcionamento: a Biblioteca funciona de 2ª a 6ª feira, das 8h às 22h e sábado 8h às 12h.

 

PORTAIS