CCRIM

 

CENTRO DE CIÊNCIAS CRIMINAIS PROFESSOR RAUL CHAVES ABRE SELEÇÃO PARA NOVOS MEMBROS

            A Faculdade de Direito da Ufba recebeu, através de sua Congregação, o informe da criação do Centro de Ciências Criminais Professor Raul Chaves – Ccrim. O comunicado foi sucedido por sugestões do corpo docente aos membros fundadores da entidade. Trata-se de uma iniciativa pensada e gerida por estudantes do curso de Direito e que se apresenta como uma inquietação acadêmica, inovadora e emancipatória à medida que pretende contribuir para a missão universitária de formar sujeitos críticos, reflexivos e competentes, que compreendam o mundo de modo integral e (trans)formador.

O Ccrim, que tem como alguns de seus objetivos o fomento à pesquisa, extensão e formação interdisciplinar nas ciências jurídico-penais no âmbito de nossa Universidade, organiza-se através de quatro Núcleos formativos, em Política Criminal, Criminologia, Vitimologia e Direito Penal. Os voos que se pretende alçar com essa iniciativa, perpassam pela produção acadêmico-estudantil qualificada nessas temáticas, pela criação de boletim científico, pela formação metodológica de seus membros, pelo diálogo constante com os saberes produzidos em outras realidades geográficas e que em muito podem contribuir para a evolução de nossas ciências criminais.

Propósitos que se evidenciam, desde logo, pela homenagem póstuma prestada ao Professor Emérito da Faculdade de Direito, Raul Affonso Nogueira Chaves, que emprestará o nome à Instituição. Profissional combativo, intelectual de renome e grande humanista, Raul Chaves contribuiu sobremaneira para o desenvolvimento das disciplinas ligadas ao Direito Penal, deixando um virtuoso legado de luta e talento. Em toda sua trajetória intelectual, demonstrou com honra, engajamento e dedicação a possibilidade de construir narrativas originais, autênticas e inovadoras. Ideais que o Ccrim abraça com vigor e entusiasmo.

Assim, o Ccrim informa à Comunidade Ufba e às demais, que com o propósito de democratizar os espaços de discussões, através de um movimento de construção coletiva, a participação será aberta a todos que se interessarem pelo estudo das Ciências Criminais. Para garantir tal acesso, é imprescindível encaminhar e-mail para ccrim.direito@ufba.br, contendo nome completo e número de telefone até a data limite de 30/11/2016.