Serviço de Apoio Jurídico - SAJU

Serviço de Apoio Jurídico da Bahia | LinkedIn

O Serviço de Apoio Jurídico da UFBa - SAJU - é um projeto de extensão criado no ano de 1963, um dos mais antigos e um dos maiores de toda a Universidade.  Na constante busca por uma sociedade mais justa e igualitária, em concreto, o SAJU propõe um rompimento com os muros da faculdade para socializar com a comunidade o saber jurídico, dialogar com o saber popular, sempre no intuito da troca com o outro, estando em conjunto com movimentos sociais e pessoas hipossuficientes, almejando assim um maior e mais eficaz acesso à justiça, juntamente com a afirmação dos indivíduos e das coletividades enquanto sujeitos de direito, por emancipação social.

Tratando-se de um projeto totalmente gerido pelos estudantes e de forte compromisso político, o SAJU já recebeu, inclusive, o prêmio de Destaque de Extensão da Universidade Federa da Bahia, em 1999, e, ainda hoje, seus propósitos, seus mais de cem estudantes sajuanos e suas atividades o colocam dentre os maiores e mais ativos projetos da instituição.

Internamente, o projeto é composto por dois núcleos intitulados de Núcleo de Assistência e Núcleo de Educação Popular. O primeiro presta assistência jurídica a quem não tem condições de contratar um advogado, de modo similar à Defensoria Pública, em geral, não se confundindo, porém, com um núcleo de prática jurídica, em virtude de seus objetivos e fundamentos essencialmente diversos, além de princípios próprios. Já o segundo tem seu foco nas demandas coletivas, prestando assessoria e trabalhando com educação popular em comunidades historicamente oprimidas – sobretudo pelo próprio direito –, atualmente, nas áreas de Salvador e Região Metropolitana.

Site: www.sajubahia.blogspot.com.br