Núcleo de Atendimento ao Estudante

ESPAÇO ACADÊMICO PROF. ANTÔNIO LUÍS MACHADO NETO 

Idealizador: Prof. Dr. Celso Luiz Braga de Castro

Funcionário responsável pela implantação: Luís Carlos da Silva Castro

Data de Inauguração: 24/05/2012

Finalidade do Setor: O Núcleo de Atendimento ao Estudante tem o objetivo de centralizar as solicitações dos estudantes da Graduação e demandas específicas da Pós-Graduação Stricto Sensu (mestrado e doutorado) do Curso de Direito e distribuí-las aos seus respectivos setores. Através dessa sistemática de trabalho, o NAE propicia maior agilidade na prestação do serviço ao estudante bem como na disponibilização de informações oriundas dos setores que lidam diretamente com os discentes.

Funcionários Responsáveis: Luis Carlos (Chefe)  

                                                   Josilton Dias (Vice-chefe) 

Contatos: Luis Carlos (castro.luis@ufba.br)

                  Josilton Dias (josilton.rosado@ufba.br)

                  Telefone: 3283-9048

 

Formulários do Núcleo de Atendimento

REQUERIMENTO ESCOLAR - PÓS-GRADUAÇÃO - Mestrado e Doutorado

REQUERIMENTO ESCOLAR - GRADUAÇÃO

 

DÚVIDAS FREQUENTES DOS ALUNOS

1-Qual o prazo máximo para solicitações de segunda chamada?

O prazo máximo para a solicitação de segunda chamada de avaliações é de até 5 dias úteis após a realização da avaliação, conforme artigo 115, inciso I ao III, do Regulamento de Ensino de Graduação.

2- Qual o prazo máximo para a solicitação de recorreção de prova?

O prazo máximo para a solicitação de recorreção de prova é de até 3 dias úteis após o dia da divulgação do resultado, conforme Art 114 do Regulamento de Ensino de Graduação.

3-Quais os procedimentos para entrada com recurso de recorreção de prova?

Caso o aluno queira entrar com recurso por conta do indeferimento total ou parcial do seu pedido de recorreção, ele deve elaborar seu recurso e anexar a esse recurso reposta do pedido de recorreção e dar entrada no Núcleo de Atendimento ao Estudante. Esse pedido será encaminhado ao Departamento, cujo chefe montará uma comissão para avaliar o recurso de acordo com o art 114 do R.E.G.

4-O que é Atividade de Monitoria e quais os procedimentos para a realização desse tipo de atividade?

A monitoria é o programa pedagógico, remunerado ou voluntário, com a finalidade de assegurar e intensificar a cooperação entre estudantes e professores nas atividades básicas de ensino, pesquisa e extensão. A atividade de monitoria depende da solicitação do docente. Os alunos interessados deverão participar de um processo seletivo definidos em edital.

5- O que é dispensa de pré-requisito e qual a condição para solicitá-la?

Dispensa de pré-requisito é a inscrição em disciplinas dependentes de forma paralela num mesmo semestre, ou seja, sem a necessidade de ser aprovado numa disciplina para depois cursar a outra. Na Faculdade de Direito, para que o aluno tenha direito à quebra de pré-requisito, é necessário estar faltando até 14 disciplinas para se formar. Estando dentro desses requisitos, o aluno tem a direito a solicitar APENAS, duas dispensas por semestre.

6- O que é aproveitamento de estudos e onde fazer a solicitação desse serviço?

Aproveitamento de estudos é a dispensa de componente curricular concedida pelo Colegiado do Curso ao aluno que tenha realizado estudos/atividades na UFBA ou em outra Instituição de Ensino Superior devidamente credenciada. A entrada em processo de aproveitamento de estudos deve ser feita na CARE (antiga SGC-Secretaria Geral de Cursos) que fica localizada no bairro do Canela. As informações específicas sobre o processo de Aproveitamento de Estudos encontram-se no REG (Regulamento do Ensino de Graduação) no Capitulo II artigos 76 ao 84.

7-O que é o trancamento de matrícula e onde fazer a solicitação desse serviço?

Trancamento de matrícula é a solicitação formal de suspensão temporária de inscrição semestral  em componentes curriculares, podendo ser por um semestre ou por tempo determinado, desde que obedecidos os limites estabelecidos no REG. O trancamento pode ser parcial (quando o aluno, inscrito em um ou mais componentes curriculares de um curso, após transcorrido determinado período de aulas, desiste formalmente de continuar cursando um ou parte deles) ou total (quando o trancamento é feito em todas os componentes curriculares nos quais o aluno encontra-se inscrito num determinado período letivo). Essa solicitação deve ocorrer até a data limite estabelecida no Calendário Acadêmico na CARE. Os pedidos de trancamento feitos após a data limite estabelecida no Calendário Acadêmico, OBRIGATORIAMENTE são submetidos ao julgamento do Colegiado do Curso. As informações mais específicas são obtidas nos artigos 67 ao 73 do REG.

8- Como ocorre o cancelamento da matrícula?

O aluno de graduação poderá ter a sua matrícula cancelada caso:

I – não conclua o curso no prazo máximo fixado para a integralização do respectivo currículo;

II – não conclua a nova modalidade/habilitação/opção no prazo definido pelo Colegiado do curso, quando se tratar de reingresso.

9-O que são atividades complementares e quais os procedimentos para registrá-las junto à faculdade?

As Atividades Complementares são atividades educacionais e culturais realizadas pelos estudantes durante o curso, que não se encontram incluídas entre os componentes curriculares obrigatórios e optativos de cada curso de graduação. As Atividades Complementares compreendem experiências de participação em: seminários, congressos, cursos, encontros culturais e atividades artísticas; organização de eventos; pesquisas, com ou sem bolsa de iniciação científica; projetos de ação comunitária; desenvolvimento e construção de protótipos; experimentos científicos; representação institucional; estágios e outras atividades. A entrega dos documentos comprobatórios de Atividades Complementares, para fins de integralização do curso e consequente diplomação, deve ocorrer no NAC (Núcleo de Atividades Complementares) juntamente com o TAC (Termo de Atividades Complementares). Para maiores informações, procurar o funcionário do NUPEM/NAC que funciona no 2º andar na sala 203, turno matutino.

10-Para efeito de integralização do Curso, qual a quantidade de disciplinas de cada grade curricular do Curso de Graduação em Direito da Ufba?

·         De acordo com a grade curricular do Curso de Direito Diurno, a partir de 2010, os alunos precisam ter aprovação em 53 disciplinas obrigatórias e 5 optativas (mínimo de 3 jurídicas e máximo de 2 não-jurídicas ou 5 optativas jurídicas). 

·         De acordo com a grade curricular do Curso de Direito Noturno, os alunos precisam ter aprovação em 54 disciplinas obrigatórias e 5 optativas (mínimo de 3 jurídicas e máximo de 2 não-jurídicas ou 5 optativas jurídicas).