A Faculdade de Direito da Universidade Federal da Bahia (FDUFBA) viveu, na última terça-feira (04/11), um momento histórico. Em cerimônia realizada no Salão Nobre da Reitoria, tomou posse a nova diretoria da instituição, composta pela professora Mônica Aguiar, eleita diretora, e pelo professor Francisco Bertino de Carvalho, vice-diretor.
A ocasião marcou a posse da primeira mulher a ocupar o cargo máximo da Faculdade em 134 anos de história.
A mesa solene foi composta pelo reitor Paulo César de Oliveira Miguez, pelo vice-reitor Penildo Silva Filho, pelo ex-diretor Júlio César de Sá da Rocha, e pelos recém-empossados Mônica Aguiar e Francisco Bertino.
A cerimônia reuniu docentes, servidores técnicos, discentes e representantes de diversas instituições jurídicas e acadêmicas, como a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-BA), o Ministério Público, a Justiça Federal e o Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA).
A presidente do TJ-BA, Desembargadora Cynthia Maria Pina Resende, destacou o significado do momento:
“Mônica representa a força, a resistência e o compromisso com uma gestão qualificada e humana. Tenho certeza de que ela fará a diferença na direção da Faculdade.”
O reitor Paulo Miguez ressaltou a relevância do ato para a comunidade universitária:
“É um orgulho, como ex-aluno da Faculdade de Direito, dar posse à primeira mulher eleita diretora, quebrando um ciclo de 134 anos de gestão. Tenho convicção de que foi a melhor escolha da comunidade acadêmica.”
Em seu discurso de transmissão, o ex-diretor Júlio César de Sá da Rocha enfatizou a trajetória da nova gestora:
“Mônica esteve presente em todos os postos da estrutura acadêmica e administrativa da FDUFBA. Portanto, fará mais e melhor por essa egrégia instituição. Agora é a vez dela!”
Ao assumir o cargo, Mônica Aguiar destacou o compromisso com a transparência, o diálogo e a valorização das pessoas que compõem a Faculdade de Direito:
“Conheço bem os desafios que me aguardam. Somos uma faculdade titânica, com mais de três mil alunos, cento e dez professores e técnicos. Agora é hora de unir, congregar e realizar. Vamos juntos e juntas alcançar um novo ideal para a FDUFBA”, afirmou.

O professor Francisco Bertino de Carvalho, novo vice-diretor, pontuou o sentimento de enorme gratidão, registrando ter passado a maior parte de sua vida na Faculdade, a qual deve sua formação humana e profissional e suas conquistas, agradecendo a oportunidade de servir à comunidade.

Francisco Bertino de Carvalho é Pós-Doutor em Direito Econômico, Financeiro e Tributário pela USP, Doutor em Direito Público e Mestre em Direito Econômico pela UFBA. Já foi Vice Diretor e Coordenador do Curso de Graduação. Já atuou como Conselheiro da OAB em três mandatos, Presidente da Associação de Procuradores, dois mandatos,Conselheiro da ABAT e da ABRAT, como Professor de Processo Civil na Faculdade de Direito da UFBA, Advogado, Procurador do Município de Salvador e sócio do Escritório de Advocacia Barachisio Lisboa.
Mônica Aguiar, por sua vez, é doutora pela PUC-SP e professora associada da UFBA, com ampla trajetória acadêmica e institucional. Já foi coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Direito, chefe de departamento, ouvidora e coordenadora do curso de graduação da FDUFBA. Também atuou como juíza federal e promotora de justiça estadual, reunindo sólida experiência em gestão pública e inovação no sistema de justiça.

O evento marcou o início de um novo ciclo para a Faculdade de Direito da UFBA, reforçando o compromisso da instituição com a excelência acadêmica, a inclusão e a consolidação de uma gestão participativa e inovadora.


