Programas de Extensão

Programas de Extensão

Programa Permanecer

Programa de formação integrada e apoio social aos estudantes da UFBA

O Programa Permanecer faz parte das ações da Coordenadoria de Ações Afirmativas, Educação e Diversidade da Pró-Reitoria de Assistência Estudantil da UFBA, cujo objetivo é assegurar a permanência bem sucedida de estudantes em vulnerabilidade sócio-econômica por entender que estes têm maior probabilidade de ter que adiar ou mesmo interromper sua trajetória acadêmica devido a condições desfavoráveis que interferem concretamente na sua presença no contexto universitário. 

O Programa foi criado com recursos oriundos da política de descentralização orçamentária da SESU/MEC com aplicação destinada a bolsas de permanência. Constitui-se em uma rede de ações no campo da extensão, atividades docentes e atividades institucionais, voltadas, principalmente, à formação e apoio social aos estudantes, bem como à consolidação de novas estruturas universitárias que possibilitem a sustentabilidade da política de acesso ao ensino superior.

 

Dos Projetos

Os projetos podem ser direcionados a três eixos de atuação:

Extensão: Os projetos de extensão caracterizam-se pelo desenvolvimento de ações educativas, culturais e/ou científicas que viabilizam a relação entre Universidade e Sociedade, a exemplo do Programa Atividade Curricular em Comunidade da UFBA (ACC), que realiza diferentes tipos de ações voltadas para comunidades.

Institucional: Os projetos institucionais são propostos para unidades administrativas ou órgãos complementares da universidade. Neles se enquadram: a) o desenvolvimento de atividades de natureza técnico-administrativas, como, por exemplo, apoio a laboratórios de informática e bibliotecas, desenvolvimento de softwares para os sistemas da UFBA, estágios docentes na creche, otimização da organização e usufruto do espaço da Universidade, organização e arquivamento de documentos no patrimônio cultural da UFBA, assistência ao setor de comunicação das unidades, atendimentos em hospitais ou no SMURB e b) os projetos artístico-culturais permanentes, como a orquestra sinfônica, madrigal, grupos de dança, teatro, etc. 

Docência: Os projetos de docência têm relação direta com a atividade docente no ensino superior, caracterizado pelas atividades de monitoria (ensino de componentes curriculares da graduação). 

OBS: Todas as atividades desenvolvidas pelo bolsista em projetos dos três eixos devem, necessariamente, contribuir para formação acadêmica, social e cultural do estudante.

 

Link: www.permanecer.ufba.br

______________________________________________________________________________________

 

Ação Curricular em Comunidade e em Sociedades - ACCS

 

  • História do direito, direito ambiental e comunidades tradicionais

Prof. Julio Cesar de Sá da rocha



A atividade tem como finalidade o estudo, pratica de ações e dialogo sobre a temática, com relevo para iniciativas que possam construir a ecologia de saberes tradicionais e conhecimentos científicos, bem como, a vivência em comunidade.

 
  • Ética e Direitos dos Animais
Prof. Heron Gordilho
 
O Professor Heron Santana Gordilho desenvolve, há 8 anos, a ACCS denominada DOR456 Ética e Direitos dos Animais, em parceria com comunidades pobres no bairro de São Lázaro, na cidade do Salvador. A partir do ano de 2010 a atividade passou a ser exercida em cidades do interior do Estado, em parceria com prefeituras e escolas públicas do ensino básico e fundamental. A atividade consiste basicamente em capacitar os alunos, oriundos dos cursos de direito, medicina, veterinária, comunicação, letras, biologia e nutrição, em educação ambiental voltada ao respeito dos direitos dos animais, produzir um material educativo e levá-los a discussão com alunos de escolas públicas no interior do Estado. No ano de 2010, em parceria com a Faculdade de Comunicação (FACOM) da UFBA, foi produzido o documentário denominado o “O zoológico do Futuro,” disponível aqui (link), que foi exibido e discutido em escola pública do Município de Irecê, sertão do Estado da Bahia. No ano de 2011, foi produzido o documentário, denominado “Abolicionistas pelos animais”, que foi exibido e discutido em seminário na cidade do recôncavo baiano, São Francisco do Conde. No ano de 2012, em nova parceria com a professora Doutora Simone Bartolioli, do PPG de Comunicação, os estudantes foram habilitados a debater e produzir, em conjunto com alunos do ensino fundamental I e II do Colégio Santo Antonio, na cidade de Dias D’ávila, um clip musical, denominado “Não atire o pau no gato”, sobre a violência contra os animais, disponível aqui (link).