Reitoria promove debate sobre a PEC 241 no dia 31/10

25/10/2016

Palestrantes serão Gabriel Galípolo e Luis Filgueiras

A Reitoria da UFBA promove na próxima segunda-feira, 31/10, às 9h, um debate sobre a PEC 241 no contexto do ajuste fiscal que está em implantação no país, com palestras do economista Gabriel Galípolo, professor da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e Luis Filgueiras, professor da Faculdade de Economia da UFBA. Galípolo, sócio da BG – Belluzzo & Galípolo Projetos e Consultorias, vem publicando em coautoria com o conhecido professor Luís Gonzaga de Mello Belluzzo, titular aposentado do Instituto de Economia da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), uma série de artigos sobre o ajuste fiscal, dentro do qual se destaca a PEC 241.

A PEC 241 ou do Teto de Gastos, como vem sendo chamada, ou seja, a Proposta de Emenda à Constituição número 241, resumidamente instaura no país um novo regime fiscal segundo o qual todas as despesas primárias da União, a partir de 2017 e ao longo de 20 anos, ficarão limitadas ao que foi gasto no ano anterior, corrigido pela inflação. Em termos concretos, isso significa congelar financeiramente por duas décadas todas as despesas de governo com saúde, educação, assistência social e previdência. E na prática implica, muito mais que um congelamento, uma contínua e dramática redução de investimento em funções essenciais do Estado, dado que a população cresce e envelhece ao longo desse tempo.

Efeitos sobre a universidade

O pró-reitor de Planejamento da UFBA, Eduardo Mota, observa que, dois efeitos diretos e imediatos da PEC 241 devem se abater sobre as universidades: a obsolescência e o crescimento de seu passivo. As universidades têm necessidades crescentes, dada sua própria dinâmica, pondera. “De um lado, precisam aumentar seu número de vagas para atender à população, sob a égide da inclusão social e, de outro, o desenvolvimento da pesquisa e do ensino requer investimentos contínuos, seja pela incorporação de novas tecnologias, de novos laboratórios, etc”. Não ter recursos para investir nessas duas frentes, condena-as à obsolência. “As universidades, assim, não vão apenas perder o bonde da história, vão regredir”, ele comenta.

Quanto à questão do passivo, Mota lembra que a partir de 2009, com o Reuni (Programa de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais), ocorreu um ciclo de novas obras. Na UFBA, por exemplo, há uma dezena de obras de médio e grande porte ainda inconclusas, “a exigir recursos de investimento que o atual orçamento já não contempla”. Não concluir essas obras significa, a médio prazo, simplesmente perder todo o investimento que se fez e ainda gerar prejuízos sobre a própria missão da universidade.

O pró-reitor de Planejamento observa ainda que a PEC 241acaba com a vinculação de 18% das receitas líquidas da união para a educação, levando o setor a ter que disputar verbas com os demais, sem mais o caráter prioritário e estratégico de que desfrutou até aqui, desprotegendo assim as universidades. Por último, ele destaca uma perversidade contábil que deverá afetar as universidades, se considerarmos que desde 2014 o orçamento das universidades vem num movimento de baixa, e com um corte linear já anunciado para 2017 de 6,7%. “Ora, se houver adiante recuperação econômica e declínio da inflação, as universidades, com o orçamento congelado na baixa, não conseguirão jamais recuperar o orçamento em acordo com o crescimento econômico. E o dano feito será irreversível”, completa.