TJBA e UFBA realizam curso sobre Direitos Humanos

A Universidade Corporativa (Unicorp) do TJBA, em parceria com a Universidade Federal da Bahia (Ufba), promove o projeto “Formação Continuada – Tribunal de Justiça do Estado da Bahia e Faculdade de Direito da Ufba”. As primeiras aulas foram realizadas nos dias 22 e 23 de fevereiro, na sede da Unicorp e na Faculdade de Direito da Ufba, respectivamente.

A ação teve início com a disciplina “Direitos Humanos”, trazendo uma visão ampla dos organismos, da estrutura e dos atos normativos. O foco foi dado às questões da atualidade, relacionadas aos imigrantes e aos grupos considerados minoritários, e às políticas públicas, que estão sendo desenvolvidas para atender as demandas dessa população.

A condução dos trabalhos no primeiro dia ficou a cargo do Juiz Federal, Professor da Faculdade de Direito da Ufba, Leonardo Pauperio. Além disso, o curso contou com a colaboração do Professor Murilo Sampaio, que abordou as perspectivas dos direitos sociais.

Segundo o Docente Leonardo Pauperio, devido à importância da função dos Magistrados e Servidores, é necessário que todos estejam bem informados das questões atuais, conheçam com profundidade alguns temas e, assim, possam prestar uma jurisdição de excelência.

No segundo dia do curso, realizado na Faculdade de Direito da Ufba, a aula foi conduzida pela Professora Renata Dutra e a Professora convidada Ana Flauzino. Os temas debatidos foram relacionados às questões étnicas, de gênero e raça.

O Diretor da Faculdade de Direito da Ufba, Júlio Cesar de Sá da Rocha, demonstrou satisfação pela parceria firmada. “É um prazer para a Faculdade de Direito, que comemora 128 anos, fazer esse processo de aproximação com o Tribunal de Justiça da Bahia, o mais antigo das Américas. Isso tem uma importância muito grande, do ponto de vista institucional”, pontuou.

Retirado: http://www5.tjba.jus.br

Créditos: Texto - Ascom TJBA/Fotos - Nei Pinho