Turma da Faculdade de Direito visita Planetário da UFBA

A turma de História do Direito da Faculdade de Direito da UFBA,  conduzida pelo professor Julio Cesar de Sá da Rocha, participou de atividades da disciplina no Planetário da UFBA, que contou com apoio da monitora Maria Isabel Calado e tirocinantes e discentes do PPGD UFBA Ananda Moreira e Leandro Cerqueira nos dias 26 de julho e 02 de agosto.
 
O Planetário da UFBA, primeiro equipamento do tipo em Salvador, contando com projetores digitais de última geração transformam uma cúpula de 11 metros de diâmetro e 180 m² de área em uma grande tela de cinema, que reproduz o céu e permite observar as milhares de estrelas, planetas, constelações, nebulosas e galáxias do universo.
 
No planetário, também estão disponíveis potentes telescópios para observação direta, em espaço aberto, com capacidade de visualizar desde as crateras da Lua até os anéis de Saturno, Júpiter e suas luas. O novo equipamento permitirá ainda a exibição de conteúdos científicos diversos, favorecendo múltiplos usos por parte das unidades universitárias, como a Faculdade de Direito que aproveitou a estrutura do equipamento para apresentação de filmes e documentários sobre Direito Romano e ius commune medieval. 
 
Necessário fazer o registro que a estrutura do Planetário foi doada à UFBA por um ex-aluno, Francisco Lacerda Brito, graduado na Faculdade de Direito, astrônomo amador e fundador do Instituto de Astronomia Brito Castelo Branco (IABCB).