Na fase geral da competição, a equipe da Universidade Federal da Bahia alcançou o 11º lugar dentre as 365 universidades participantes
Entre março e abril deste ano, a Universidade Federal da Bahia garantiu representantividade na 31ª edição do Willem C. Vis Moot, competição de arbitragem comercial internacional sediada em Viena, Áustria. O evento, que contou com a presença de quase 370 universidades, é a maior competição de Direito Privado do mundo, e a mais prestigiada competição de Direito na Europa.
O subnúcleo de arbitragem internacional da UFBA é parte integrante do NCI – Núcelo de Competições Internacionais, e desde 2016 vem participando do Willem C. Vis Moot, tendo alcançado, em 2024, a sua melhor série histórica de conquistas e premiações.
Este ano, a UFBA foi uma das 64 universidades a se classificarem para a fase eliminatória da competição, tendo alcançado a 11ª colocação na fase geral, o que assegurou posicionamento de destaque para a egrégia Faculdade de Direito.
Não bastasse o resultado geral, a atuação dos oradores da UFBA também foi destaque na competição. Em um universo de 607 oradores aptos a premiação, um dos representantes da Faculdade de Direito, João Victor Sampaio, foi um dos 20 estudantes a receberem menção honrosa pelo desempenho como orador – um dos três brasileiros a receberem a premiação.
Mas os resultados da UFBA não foram apenas na Áustria. A participação em pré-moots, competições preparatórias para o Willem C. Vis Moot, resultou em reconhecimento em escala nacional – e global:
- Pré-Moot CAM-CCBC Hamburgo (Alemanha): Ambos os oradores, Kristiane França e João Victor Sampaio, receberam menções honrosas por integrarem o Top 10 melhores oradores da competição;
- Pré-Moot Belgrado (Sérvia): A UFBA alcançou a 5ª colocação, dentre as 55 equipes competidoras;
- Pré-Moot Curitiba (Brasil): A UFBA foi campeã, com o reconhecimento adicional de ter um de seus representantes como o melhor orador da competição;
- Pré-Moot CAM-CCBC São Paulo (Brasil): A UFBA foi finalista no maior pré-moot da América Latina, tendo um de seus oradores sido premiado como o 3º melhor da competição;
- Pré-Moot Souto Correa (Brasil): Pela terceira vez na história, a UFBA foi campeã do pré-moot;
- Pré-Moot Rio de Janeiro (Brasil): A UFBA foi semifinalista, tendo sido a única a ter ambos os seus oradores no Top 5 melhores oradores da competição.
Os resultados, seja nos pré-moots, seja no evento principal em Viena, refletem o compromisso, a paixão e o talento dos estudantes da UFBA, que se dedicaram incansavelmente para alcançar esse sucesso e reconhecimento. A participação da UFBA no Vis Moot também foi enriquecida pela oportunidade de interagir com profissionais e acadêmicos renomados, fortalecendo ainda mais o aprendizado e a experiência internacional dos participantes.
Conquistas nesta escala foram viabilizadas pelo apoio de profissionais e instituições que acreditaram e investiram na equipe, para tornar possível essa jornada de excelência acadêmica. Em especial, a equipe agradece à CAM-CCBC - Centro de Arbitragem e Mediação, ao Eleonora Coelho Advogados, ao Paulo Oliveira Advogados, à CAMAGRO - Câmara de Arbitragem e Mediação do Agronegócio, e ao FLM Advocacia.
Este feito é motivo de orgulho para a Universidade Federal da Bahia, e reafirma o compromisso em promover a excelência acadêmica e a formação de profissionais qualificados e preparados para os desafios do cenário global. A equipe aguarda com entusiasmo futuras oportunidades de representar a Faculdade de Direito e continuar elevando o nome da instituição no cenário internacional da arbitragem comercial.
O subnbúcleo de arbitragem internacional da UFBA está de portas abertas para a formação de parcerias e organização de eventos, bem como recebimento de patrocínios e doações. O contato com o subnúcelo pode ocorrer pelo email vismootufba@gmail.com, ou pelo Instagram vismootufba.